29 de dezembro de 2017

Edição JANEIRO 2018

2017 chegou ao final, um ano que trouxe consigo muitas conquistas para o setor supermercadista.  E neste edição do InformAPES vamos fazer uma breve retrospectiva do que aconteceu.
Aproveitamos para desejar a todos um ano novo repleto de realizações. Que 2018 seja de saúde, sucesso, paz e harmonia. 



SETOR ESSENCIAL - No mês de agosto, o setor supermercadista registrou uma grande conquista. Foi assinado um decreto presidencial que inclui a atividade como essencial da economia brasileira. Esse era um pleito antigo da Abras, pois estar fora da lista de atividades essenciais da economia criava a necessidade de negociações com entidades representativas para funcionamento aos domingos, feriados e horários especiais. O decreto foi assinado pelo presidente Michel Temer, em Brasília, no dia 16 de agosto.  Há uma estimativa da Associação Brasileira de Supermercados de que sejam criados 500 mil novos postos de trabalho, para suprir a demanda das novas jornadas. E, tudo isso, gera movimentação financeira e crescimento do País.

PESAGEM DE PÃES - Desobrigação da pesagem dos pães no balcão, sendo esse serviço oferecido diretamente nos caixas. Uma  decisão que  otimiza o trabalho do setor de padaria. A portaria INMETRO nº 146/2006 que informa que a afixação de uma placa informativa do preço do pão perto do seu balcão e a pesagem somente no checkout, na qual o consumidor também pode visualizar o peso e o preço do produto, atendem à Portaria em questão.

EMBALADOR - Não é mais obrigatória a presença de embalador nos supermercados.  por decisão do STF, que o Estado não deve obrigar a prestação de um determinado serviço. Para o relator da matéria, ministro Luís Roberto Barroso, cada supermercado pode decidir se terá ou não um empacotador no estabelecimento.

PIS e COFINS - A 7a Vara Federal confirmou, por meio de sentença, a concessão da Liminar de Mandado de Segurança Coletivo para retirada do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS das empresas associadas que aderiram à ação coletiva da APES. Isso representa uma economia de cerca de 1,67% sobre o total das vendas — o que corresponderia a uma redução de 9,25% das atuais alíquotas do PIS/COFINS para 7,58% sobre a base com ICMS.

TAXA MUNICIPAL DE BOMBEIROS - é inconstitucional e que as empresas filiadas que já receberam a cobrança devem entrar com Mandato de Segurança para suspender a exigibilidade.

LEGISLAÇÃO DE CONSUMO - A APES ganhou lugar no Grupo de Trabalho que está discutindo o Projeto de Lei nº 1512/2017, que cria o Código Estadual de Defesa do Consumidor. De autoria do deputado Rodrigo Novaes, o PLO pretende reunir em um único texto as leis que regulam o consumo em Pernambuco. A APES contribui para uma legislação mais eficiente e eficaz, sem que cause transtornos para o comércio com exigências e punições excessivas.


SUPERMIX - Super Mix 2017 atraiu mais de 18 mil visitantes nos três dias de evento. A 12ᵃ edição do evento aconteceu de 27 a 29 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife.
Com o tema Servir Bem Para Servir Sempre, a feita reuniu 131 expositores, e trouxe muitas novidades. Entre elas, o Minimercado Modelo, um espaço de 144 m² no qual o visitante encontrou novas tecnologias para o comércio de alimentos em varejo, desde a etiqueta eletrônica ao self-checkout, em que o cliente realiza toda a operação de compra sozinho. Outro destaque é a tecnologia do Walk in Cooler, câmara frigorífica com portas de vidro com duas entradas, que serve para venda e depósito, ou seja, tanto o freguês pode pegar os produtos, como o funcionário pode abastecer as prateleiras por dentro da câmara, evitando desperdício de energia e otimizando trabalho.
Outro destaque foi a ação inclusiva, que levou para trabalhar na feira quatro recepcionistas com Síndrome de Down, do movimento Down+, e 10 cadeirantes na entrada, credenciamento e em pontos estratégicos da feira, dando informações e auxiliando os visitantes.
O presidente da APES, Edivaldo Santos, participou da abertura da Super Mix e destacou a importância da feira, não apenas do ponto de vista dos negócios, mas, também, pelas tecnologias que são apresentadas e que podem melhorar o serviço prestado pelos segmento supermercadista.

DIA NACIONAL DO SUPERMERCADO - Com o tema CATEGORIA UNIDA, SETOR FORTALECIDO, a APES realizou na quinta-feira, 23 de novembro, o jantar de confraternização da APES, que marcou o Dia Nacional do Supermercado. Neste ano, o tema foi "Categoria Unida, Setor Fortalecido", uma alusão às conquistas do segmento ao longo de 2017, como a elevação dos supermercados à categoria de serviço essencial.
O evento, que já está no calendário oficial do segmento há mais de duas décadas, foi realizado no Arcádia do Paço Alfândega, e marcou a entrega dos troféus Carrinho de Ouro e Personalidade Destaque 2017.