1 de novembro de 2018

InformAPES novembro 2018

APES TEM NOVA DIRETORIA EXECUTIVA

Pelos próximos dois anos, a APES será comandada por uma nova diretoria. Em reunião da executiva os nomes foram anunciados. A presidência da entidade ficará com João Alves, das bandeiras Rende Mais e Soberano. O atual presidente, Edivaldo Santos, segue como delegado junto à ABRAS. 

João Alves e Edivaldo Santos

Confira a nova composição APES - BIÊNIO 2018/2020:

DIRETORIA  EXECUTIVA 
PRESIDENTE: JOÃO ALVES CAVALCANTE 
1º VICE-PRESIDENTE: JAÍLSON LOPES LEITE 
VICE-PRESIDENTE PARA ASSUNTOS DO INTERIOR: ANDRÉ COSTA DE MENDONÇA
VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO E PATRIMONIAL: RODOLFO BEZERRA BORBA 
VICE-PRESIDENTE DE EVENTOS E COMUNICAÇÃO: EDMILSON FRANCISCO SILVA FILHO 
VICE-PRESIDENTE DE ASSUNTOS TRIBUTÁRIOS E FISCAIS: NICODEMOS FERREIRA DE BARROS 
DIRETOR SECRETÁRIO: INÁCIO AMÉRICO MIRANDA JUNIOR
DIRETOR DE RELAÇÃO COM FORNECEDORES: HUMBERTO FERNANDES SILVA  
DIRETOR FINANCEIRO: JENER CAVALCANTE MATOSO

DIRETORES REGIONAIS:  MÁRCIO HENRIQUE COSME MARCELO BARBOSA DE FREITAS, MARIA DE LOURDES FERREIRA LINS, DJALMA FARIAS CINTRA JÚNIOR 

CONSELHO FISCAL EFETIVO:  SEVERINO PEDRO DE SANTANA, GERALDO JOSÉ DA SILVA, ZACARIAS FÉLIX DE SOUZA,ELIAS BIONE DA SILVA.  

SUPLENTES CONSELHO FISCAL:  ÉZIO DÁRIO BATISTA, JORDÃO DE BRITO CAVALCANTI

DELEGADO JUNTO À ABRAS: EDIVALDO GUILHERME DOS SANTOS 

DEPARTAMENTO FEMININO: MARÍLIA DE COUTO CAVALCANTI GONÇALVES


Diretoria da APES reunida


DIA NACIONAL DO SUPERMERCADO 2018: CRIANDO ELOS

Está chegando a hora do evento mais esperado do ano pela cadeia do abastecimento de Pernambuco! No dia 22 de novembro, no Arcádia do Paço Alfândega, acontece o maior encontro do segmento no Estado. Neste ano, o tema é "Criando Elos", uma referência à importância da união de todos  - varejo, indústria, distribuição - para o bom andamento dos negócios e o melhor atendimento ao consumidor.
Na programação, haverá, ainda, a entrega dos troféus  Carrinho de Ouro e Personalidade Destaque 2018. Na edição deste ano, o evento também marca a posse da diretoria da APES para o período 2018 - 2020, e a composição conta com novidades para o próximo exercício.

HORÁRIO DE VERÃO

Foi instituída a hora de verão, a partir de zero do primeiro domingo do mês de novembro (dia 04) que vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Vale lembrar que os Estados da Região Nordeste não aderem ao horário de verão.

PARAÍBA REALIZA A 14ᵃ CONSUPER

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, aconteceu a 14º edição da Convenção Paraibana de Supermercados (Consuper), no Centro de Convenções de João Pessoa. A Consuper, realizada pela Associação de Supermercados da Paraiba (ASPB) em parceria com a Associação Paraibana de Distribuidores (Aspad), reuniu cerca de 10 mil empresários do setor supermercadista de pequeno, médio e grande porte, donos de padaria, bares e restaurantes, e teve como tema "Otimização: Gestão por Resultados". Além da parte de feira, que reuniu 68 estandes, representando mais de 200 marcas, o evento contou com rodadas de negócios, capacitações e eventos especiais em paralelo.
Segundo o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), José Willame de Araújo, "para garantir crescimento neste mercado, é fundamental que os empresários estejam de olho nos custos, na produtividade da equipe e na operação do negócio”. A superintendente da APES, Silvana Buarque, representou a entidade na Consuper e destacou a importância dessa troca de experiências entre as estaduais.

BANHEIROS ADAPTADOS DEVERÃO OFERECER ALARME DE EMERGÊNCIA

Informamos aos nossos associados que a Lei Nº 16.436/2018, de autoria do deputado Ricardo Costa, já está em vigor. Segundo o texto, os estabelecimentos privados comerciais, no âmbito do Estado de Pernambuco, que possuem ou venham possuir banheiros adaptados ao uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, estão obrigados a disponibilizar alarme de emergência para que seus usuários possam solicitar ajuda e/ou auxílio em caso de acidente ou incidente.
O alarme em questão deverá atender as exigências estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, em especial próximo à bacia sanitária.  Se for o caso, também em outras posições estratégicas, como lavatórios, portas e chuveiros.
O descumprimento da Lei acarreta em multa ao estabelecimento comercial, que varia de R$ 1.000 a R$ 10.000.

FERIADOS DE NOVEMBRO

Dias 02 e 15 são feriados nacionais referentes a Finados e Proclamação da República, respectivamente.
A Convenção Coletiva de Trabalho estabelece em sua cláusula 47ª os feriados em que os estabelecimentos comerciais não funcionarão: 01/maio/2018; 15/outubro/2018; 25/dezembro/2018 e 01/janeiro/2019.
O seu parágrafo primeiro determina que "na hipótese de trabalhos nos dias de FERIADOS que não constem na relação acima, os mesmos deverão ser remunerados, aos trabalhadores, ao Sindicato Profissional e ao Sindicato Patronal".

INFORMAÇÃO SOBRE BEBIDAS ALCOÓLICAS E GESTANTES

Em Pernambuco, a Lei N° 16.315/2018, obriga supermercados e demais estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas e afixar cartaz com mensagem educativa sobre o consumo desses produtos por gestantes e lactantes.
De acordo com a norma, de autoria do deputado Lucas Ramos, o cartaz deverá estar em local visível, formato A3, com o texto "O consumo de cigarros e bebidas alcoólicas por mulheres grávidas ou em período de amamentação pode gerar danos ao feto e à criança" grafado em negrito. A fiscalização já começou e o não cumprimento acarretará multa para o estabelecimento.

MPPE VAI INTENSIFICAR FISCALIZAÇÃO DE ACESSIBILIDADE NAS LOJAS

O Ministério Público de Pernambuco informou à APES que serão intensificadas as fiscalizações sobre a sinalização das vagas especiais para deficientes, idosos e gestantes. A Corte informou que, em conjunto com a SEAD, CONED, COMUD, CTTU e NAC/PCR, todos  os itens relativos à acessibilidade, e não apenas as sinalizações horizontal e vertical, serão observados nos estabelecimentos.
É importante que os supermercadistas observem as normas sobre a sinalização e reserva de vagas, e entre as sanções previstas para o descumprimento dos pontos está desde multa e até o fechamento da loja.

NOVA DECISÃO DO STF MANTÉM NÃO OBRIGATORIEDADE DO EMPACOTADOR NOS SUPERMERCADOS

Mais uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) consolida para o segmento supermercadista a não obrigatoriedade da figura do empacotador nas lojas. Desta vez, a Corte  negou provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 839950, interposto pelo Município de Pelotas (RS) para questionar decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) que declarou inconstitucional lei local que obriga supermercados e similares a prestarem serviços de acondicionamento ou embalagem de compras. A tese aprovada para fins de repercussão geral afirma que “são inconstitucionais as leis que obrigam os supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem de compras por violação ao princípio da livre iniciativa”.
O STF já se posicionou de que exigir a contratação de um funcionário específico para empacotamento fere a competência privativa da União para dispor sobre direito do trabalho e direito comercial, além de ferir o princípio constitucional da livre iniciativa.


SUPERMERCADISTAS PROJETAM CRESCIMENTO ACIMA DE 10% NAS VENDAS DE FINAL DE ANO


Por: Redação Portal ABRAS

Os empresários do setor supermercadista projetam crescimento nominal de 10,27% nas vendas de final de ano, de acordo com a Pesquisa Natal 2018, da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade, divulgada hoje (30), em coletiva de imprensa na sede, em São Paulo.

Mesmo com perspectivas positivas, a maioria dos empresários mantém cautela em relação às suas encomendas. Em 2018, 66% dos supermercadistas entrevistados na pesquisa projetam compras no mesmo patamar junto às indústrias/fornecedores, e apenas 18% estão mais otimistas, e acreditam em vendas superiores em relação a 2017.

De acordo com o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, o setor de supermercados segue com resultados positivos e no caminho da recuperação econômica, o que contribui para um melhor otimismo dos empresários em relação às vendas de final de ano.

"Nossa Pesquisa Natal mostra que alguns itens tiveram crescimento nas apostas na comparação com 2017, o que demonstra melhor confiança dos supermercadistas para o período. Independentemente das perspectivas, os nossos clientes irão encontrar muita dedicação dos empresários do setor, que estão se preparando da melhor maneira possível para recebê-los", declara o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.


Vendas
Em relação à expectativa de vendas dos produtos mais consumidos no Natal e no Réveillon, o vinho importado (13,81%) e o panetone (13,06%) lideram as perspectivas dos empresários, seguidos do refrigerante (12,44%), carne bovina (12,35%), cerveja (12,19%) e frango congelado (12,11%).


Estratégias de venda
As estratégias mais apontadas pelos supermercadistas para alavancar as vendas de final de ano, são: ações no ponto de venda (47%), degustação de produtos (19%), promoção (16%) e brindes (18%).


Produtos típicos
Dentre os produtos típicos do Natal, além do panetone, os supermercadistas estão apostando nas vendas de frutas nacionais da época (11,38%), e frutas secas (9,70%). Todos os itens tiveram aumento significativo na perspectiva em relação a 2017.
O peru, uma das aves mais tradicionais da época, registrou 7,14% das expectativas de vendas, leve acréscimo nas encomendas em relação ao ano passado, que registrou 7,07% da expectativa no período.

Entre as carnes mais consumidas nas festas de final de ano, o pernil é a aposta de vendas para os supermercadistas, com perspectiva de alta de 11,91% nas vendas.
Em relação aos peixes, assim como em 2017, os supermercadistas estão apostando mais nos frescos (11,25%), seguido do congelado (9,10%), e bacalhau (8,85%).


Importados
A estimativa de vendas para os itens importados ficou em 6,92%, acima dos 5,83% registrados em 2017.
Os vinhos importados tiveram um acréscimo nas encomendas (13,81%). No ano passado, este item representava 5,77% das expectativas de vendas. As frutas importadas também estão entre as principais apostas (11,00%) em 2018.


Preços
Em relação aos preços, as frutas importadas (11,46%), importados em geral (10,80%) e os vinhos importados (10,00%), foram os que apresentaram maior variação, devido à alta do dólar no período.


Presentes
Dentre os itens para presentear, assim como no ano passado, a caixa de bombom, por ser um item de menor valor agregado, continua sendo a maior aposta de vendas (10,51%), seguida dos eletrônicos (10,00%). Os brinquedos, que fazem a alegria da garotada, também receberam atenção significativa dos supermercadistas no quesito vendas (8,27%).

Contratações
A Pesquisa Natal 2018 também apurou as expectativas de contratação das empresas do setor. Dos supermercadistas entrevistados, 33% irão contratar mão de obra temporária, ante 23% em 2017. Desses, 85% afirmaram que contratarão até 50 funcionários em suas lojas. A perspectiva é de que o setor gere de 11 a 14 mil vagas temporárias no final do ano, incluindo as intermitentes.
Dentre as funções mais informadas pelos entrevistados que irão contratar temporários estão: operador de caixa (26,47%), repositor (24,51%), empacotador (21,57%) e entregador (10,78%).

 Metodologia
A pesquisa de Natal da ABRAS é realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional anualmente. Em 2018, foi apurada de 4 setembro a 5 de outubro, por meio de questionário on-line com 102 redes de supermercados do Brasil.

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.