3 de dezembro de 2021

InformAPES Dezembro 2021 - 2ᵃ EDIÇÃO

ATENÇÃO AO CONTEÚDO DO ACORDO COLETIVO CELEBRADO

Lembramos às empresas associadas à APES que estejam atentos aos seus Acordos Coletivos de Trabalho celebrados com o SESSEPE. Algumas, por desconhecimento ou dificuldade em acessar o Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Previdência, sequer tiveram acesso ao conteúdo dos seus Acordos, o que pode gerar descumprimento aos temos e também à legislação trabalhista, e, consequentemente, passivos que podem ser evitados. 

Nesse sentido, a APES esta orientando todos associados que possam estar em dificuldades, para entrar em contato com o nosso departamento jurídico, através do Cel. (81) 99499.3027.


Convivência com a COVID

AFERIÇÃO DE TEMPERATURA DEIXA DE SER OBRIGATÓRIA EM PERNAMBUCO

Foto: reprodução internet
O último decreto do governo do Estado sobre o retorno das atividades sociais, econômicas e esportivas, desobrigou estabelecimentos comerciais de aferir temperatura dos clientes na entrada das lojas. Embora essa obrigatoriedade não tenha sido aplicada para os supermercados, muitos fizeram, como forma de segurança extra para as pessoas. 

O decreto Nº 51.790 foi publicado em 16 de novembro de 2021



CURSO: GOVERNANÇA FAMILIAR E CORPORATIVA EM FOCO NO RECIFE

A nova data para o curso de Governança Familiar e Corporativa já está definida. A programação vai oferecer quatro módulos presenciais, com estudos sobre os temas a família empresária; governança familiar; governança corporativa e governança patrimonial. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento e perenidade das empresas familiares. Na dinâmica, estudos de casos e conferências sobre temas relativos às empresas familiares do setor supermercadista. 

A edição Nordeste do curso promovido pela ABRAS e a Escola Nacional de Supermercados vai acontecer no Recife, nos meses de março, abril e maio de 2022. Garanta já a sua vaga! Mais informações na página https://www.abras.com.br/cursos/pgfc#.

SERVIÇO

Datas pré-agendadas para o evento no Recife:

Março: 10  e  11  | 24  e  25

Abril:   28 e 29

Maio: 26 e 27

Horário: das 8h às 18h

INFORMAÇÕES com Silvana Souza, Gerente de Relacionamento Associações Estaduais

Tel.: (11) 3838-4568 - Celular: (11) 98684-1914 | E-mail: silvana@abras.com.br


CONFIRA A RELAÇÃO DOS PROFESSORES PALESTRANTES DO CURSO:

  • A professora Mary Nicollielo é Mestre Universidade Europea Miguel de Cervantes (Espanha), MBA COPPE/UFRJ, Psicóloga FUMEC/MG, Professional Development Programs Harvard (USA), Sócia fundadora da Faamily Advisory trará o tema Identidade, cultura, propósito e legado
  • A Singularidade dos indivíduos e Negociação e gestão de conflitos serão trazido pelo professor Amedeo Papa, em dois encontros distintos. Ele é Administrador de empresas FGV, Advogado PUCCSP, MBA Bucconi (Itália) e HEC Paris (França), Mediador na FGV Direito, CCBC, OAB-SP, FIESP CIESP e Sócio Fundador da Pracis.
  • O tema trazido pela professora Anna Souza Aranha é o Impacto Ambiental e Social (ESG). Ela é graduada em Empreendedorismo na Universidade de Stanford (USA), Digital na Singularity University (USA), Administradora Pública FGV e Diretora Quintessa.
  • Os fundamentos da Governança serão apresentados pelo professor Rodrigo Segurado, que é Administrador de Empresa FMU e FGV, Advanced Management Program – IESE Business School (Espanha), foi executivo da Arthur Andersen Business Consulting, Efeso Consulting e ISE e IESE Business School. É sócio Fundador da Cirrus Management Consulting.
  • A professora Priscilla Mello trará o tema Governança Familiar. Ela é Especialista em governança familiar e corporativa, planejamento estratégico (Berkeley - USA), MBA ITA/ESPM, mediadora Instituto Familiae e Centro de Mediación Mediaras (Buenos Aires), coaching - ICI, Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo – SBDG.
  • O tema Comunicação e Mediação será explanado pela professora Juliana Polloni. Ela é advogada UNESP, especialista em direito e processo civil pela universidade de Franca,  mestrado na UNAERP, doutorado em serviço social pela UNESP.
  • A professora Magda Geyer Ehlers, que é psicóloga, especialista em Gestão da Sucessão, fundadora do instituto Sucessor e consultora de famílias empresárias desde 1989. É palestrante convidada em eventos nacionais e internacionais e autora do livro “Ao Seu Tempo” vai falar sobre Conselho de família e protocolos familiares.
  • Conselho de Administração vai ser apresentado pela professora Geovana Donella. Ela é Bacharel em matemática, pós-graduada em Administração Industrial pela POLI-USP, MBA pela FIA e Conselheira de Administração pelo IBGC. Conselheira de Administração e presidente de Conselho de algumas empresas, Fundadora da DONELLA & PARTNERS e Consultora especializada em Governança Corporativa de empresas Familiares.
  • Já o assunto Estratégia e inovação corporativa será ministrado pelo professor Rodrigo Segurado, que é Administrador de Empresa FMU e FGV, Advanced Management Program – IESE Business School (Espanha), foi executivo da Arthur Andersen Business Consulting, Efeso Consulting e ISE e IESE Business School. É sócio Fundador da Cirrus Management Consulting.
  • A abordagem sobre a Gestão em empresas familiares fica por conta do professor Marcelo Binder, Administrador de empresas e doutor em Filosofia pela FGV, Global Colloquiom PCL e PCL Harvard Business School (USA) / Professor do Insper e Sócio na Legar - Governança I Capital I Estratégia.
  • Longevidade e preparação para IPO será a aula do professor Vítor Saraiva, que é Administrador de empresas FGV, Buconni University (Itália), Partner e Head of Equity Capital Markets na XP Investimentos.
  • A professora Roberta Nioac Prado trará a abordagem sobre Direito de família e sucessões. Ela é Coordenadora do GEEF - Grupo de Estudos de Empresas Familiares da FGV, Doutora em Direito pela USP, Family Business FGV, Sócia, especialista em governança familiar e planejamento patrimonial sucessório na LEGAR.
  • Propriedade e multipropriedade ficará por conta da professora Arieta Farina, que é Advogada pela Fundação Armando Álvares Penteado com pós-graduação em Direito Internacional e Direito Processual pela PUCC SP. Também foi executiva responsável pelo Jurídico da JHSF.
  • O professor Marcelo Geyer Ehlers vai falar sobre Family Office. Ele é engenheiro de Produção pela PUCRS, MBA na FGV, Gestão de Empresas Familiares no Insper, e Formação de Conselheiro FDC. Coautor do livro “A Família Investidora e o Family Office” e da pesquisa “Family Office Report BR”. Também é Sócio Diretor da INEO.