2 de maio de 2022

InformAPES Maio 2022

UM REENCONTRO MUITO ESPERADO


Já tem dia, hora e local. A edição 2022 do Dia Nacional do Supermercado, tradicional confraternização do setor supermercadista de Pernambuco, vai acontecer no dia 10 de novembro, no Arcádia de Apipucos. O projeto já está sendo finalizado, e neste ano serão muitas novidades. Spoiler: serão 20 espaços VIP. 

Com o tema 'Reencontros', o evento deste é especial, pois é o primeiro  desde o relaxamento das medidas de controle sanitário. Foram dois anos sem acontecer no formato já consolidado, que é o jantar dançante. 

Haverá, ainda a entrega dos troféus Carrinho de Ouro e Personalidade Destaque. Teremos, também, a posse da nova diretoria da APES, que comandará a entidade pelo próximo triênio.

Então, salvem esta data: 10 de novembro.

HISTÓRIA - Nacionalmente, o Dia do Supermercado é celebrado em 12 de novembro, uma referência à Lei 7.208, que definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País.


TROCO SOLIDÁRIO | JÁ IMAGINOU A SUA EMPRESA SALVANDO VIDAS?

Troco Solidário é um projeto por meio do qual a empresa parceira estimula seus clientes a doar o troco das compras para uma instituição, que pode ser escolhida pelo lojista.

O valor da doação é emitido no cupom fiscal, o que garante uma contribuição segura e transparente.

De acordo com o HCP, para quem adere ao Troco Solidário, além do cunho social da ação, existem ganhos secundários importantes do ponto de vista do marketing empresarial. A ver:

Promover a empresa: Através dessa ação você mostra que o seu empreendimento também está ligado a questões sociais, o que irá aumentar o alcance dele, bem como fortalecer a imagem perante os clientes.

Fidelizar consumidores: Atualmente, cada vez mais os consumidores tem procurado comprar de empresas que tenham esse viés social. Através do Troco Solidário você também irá promover a fidelização desses clientes, que passarão, a saber, que o seu empreendimento faz a diferença na sociedade.

Ajudar instituições da região: Implementando esse tipo de ação o seu negócio consegue ajudar entidades da própria região, sendo possível fazer a diferença no dia a dia dessas pessoas.

Facilidade com o troco: O comércio tem hoje claramente um problema com o troco. Há falta de moedas e notas de pequeno valor no mercado e existem restrições legais para dar balas ou outros produtos como troco, pois, é considerada prática abusiva ou venda casada. O comerciante inclusive pode ser obrigado a reduzir o preço do produto na impossibilidade de não ter o troco no estabelecimento.

Custo zero para sua empresa: Para implantar o Troco Solidário no seu negócio não é necessário investimentos. Tudo o que você precisa é de um software para auxiliar na contabilização de doações, e construir uma estratégia de marketing visual para mostrar para seus clientes que eles podem doar os centavos que sobraram da compra.

O Hospital de Câncer de Pernambuco é uma das instituições que podem ser beneficiadas com o Troco Solidário. O HCP já recebeu mais de R$ 420 mil reais, montante que ajudou na compra de uma nova ambulância, na aquisição de uma impressora 3D e na internalização do teleatendimento.

Outra instituição que é beneficiada com a Campanha Troco Solidário é o IMIP. A ação já beneficiou o setor de Oncologia Pediátrica do IMIP com equipamentos de laboratório, lençóis, cobertores, camas, medicações, exames, cateteres e curativos especiais (itens não contemplados na cobertura SUS). O IMIP tem, atualmente, quase 400 crianças em tratamento e mais de 1.000 em acompanhamento de cura. 

Para aderir ao Troco Solidário, entre em contato com a instituição de sua preferência que gostaria de ajudar e diga que gostaria de participar. Seguem os contatos das duas que citamos aqui na matéria: 

HCP: 81 3217 8034 ou o whatsapp 81 9 97307 3995. 
IMIP: 81 2122 4704


 

 

SUPERMERCADISTAS RECEBEM ORIENTAÇÕES DO IPEM-PE SOBRE NORMAS DO INMETRO

Supermercadistas filiados à APES participaram de um encontro com o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), pra tratar sobre as normas do Inmetro a serem observadas pelos comerciantes na venda de produtos pré-medidos.

O objetivo foi orientar os empresários sobre o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos, aqueles que são pesados sem a presença do consumidor, de responsabilidade do próprio ponto de venda e de produtos de terceiros, correspondente ao peso real do produto. As explanações foram feitas por Cristiane de Lira Silva, que é Supervisora de Produtos Pré-medidos do IPEM e Alexandre C. Gondim, advogado do órgão.

De acordo com o presidente do Ipem-PE, Ary Morais, o trabalho desempenhado pela equipe de pré-medidos tem garantido segurança maior ao consumidor. “As fiscalizações em supermercados são ações rotineiras que integram também o Planejamento Estratégico do Governo de Pernambuco. Orientar os comerciantes sobre as normas estabelecidas pelo Inmetro é também uma forma de garantir a proteção ao consumidor e uma concorrência mais justa”.

"Trata-se de um momento muito importante para nosso setor, pois esse encontro com o IPEM foi uma demanda nossa, para que fossem alinhadas as questões das normas que são fiscalizadas pelo órgão, bem como sua aplicação prática nas lojas e a proporcionalidade das medidas punitivas sobre os estabelecimentos", destacou a superintendente da APES, Silvana Buarque. 








 

 

SISQUAL WFM ABRE NOVA FILIAL EM RECIFE

A SISQUAL WFM inaugurou um novo escritório no Recife. O evento reuniu diversos convidados, contando com a presença de palestrantes, clientes e administradores da empresa e contou com a participação da superintendente da APES, Silvana Buarque.

Com o foco na “Retomada da Economia Pós-Pandemia na Saúde e Transformação Digital”, os palestrantes de diversos segmentos de atuação, entre as quais saúde, varejo e administração pública, falaram sobre as mudanças que as novas tecnologias trouxeram para o dia a dia das empresas e dos seus funcionários.

De acordo com o CEO da SISQUAL WFM no Brasil, Eduardo Dias Jorge, “este é mais um passo importante para a consolidação da SISQUAL WFM no Brasil, em especial no nordeste Brasileiro, levando a solução diretamente aos clientes da região”. Na região, a SISQUAL WFM já conta com clientes importantes no segmento da saúde, entre os quais a UNIMED e a Clínica Florence, que apresentou um testemunho sobre os benefícios da ferramenta para a instituição.

O Presidente e Co-fundador da SISQUAL WFM, Frederico Magalhães, encerrou o evento, valorizando a eficiência da solução: “É importante que exista uma mudança de paradigma, para que juntos possamos trazer à região do Recife mais ganhos de produtividade e qualidade de serviços, para além de uma maior qualidade de vida a todos os colaboradores”.

Localizada num complexo de negócios em Boa Viagem, zona sul da cidade, a nova filial está inserida numa estrutura ampla e moderna, com um espaço projetado especialmente para ambientes profissionais de Co-working.

*Com informações da assessoria.

 

AGENDA | ESTÁ CHEGANDO A HORA DA APAS SHOW 2022

De 16 a 19 de maio acontece a edição 2022 da APAS SHOW. O evento, que vai reunir supermercadistas de todo o Brasil, acontece no Expo Center Norte.

Associados APES têm gratuidade no parte de feira do evento, e valores especiais para participação no congresso.

As inscrições devem ser feitas no site apasshow.com.

Lembrando que o acesso aos eventos só será possível mediante apresentação de passaporte vacinal contra a COVID.

Também no site apasshow.com é possível conferir a grade de programação de todo o evento.

AD Turismo é a agência oficial da APAS Show e neste ano os descontos estão mais diversificados, com pacotes especiais e tarifas reduzidas em companhias aéreas.

Informações: (11) 5087.3455 ou apas@adturismo.com.br

 

 

NOTÍCIAS ABRAS - Por Redação SuperHiper

RANKING ABRAS 2022: CONHEÇA AS 25 MAIORES EMPRESAS DO SETOR

Uma das novidades do Ranking deste ano é a inclusão de mais cinco empresas de Varejo de Alimentos.

Divulgação do Ranking Abras 2022 em SP, durante evento inédito de alta performance “Smart Market”, foi tomada por emoção e brilho nos olhos por todos os presentes na FeComércio na noite do último dia 27.

Afinal, 43 % do PIB brasileiro se reencontrou após dois anos de pandemia, muito trabalho e perdas de vidas em toda a cadeia.

A emoção e a alegria brotavam entre CEOs, diretores, gerentes e colaboradores principalmente no jantar que ocorreu após a divulgação oficial do Ranking. Abraços festivos para brindar o momento e a evolução dos negócios.

Em 2021, o setor supermercadista faturou 611 bilhões 200 milhões de reais. Atendeu 28 milhões de consumidores com um time de 3 milhões 100 mil colaboradores diretos e indiretos em todo o país. São 92.588 lojas no Brasil e 237,8 mil checkouts.

Passado o Covid, 73% dos lares do mundo estão sofrendo os impactos diretos da inflação e sendo obrigados a realizar mudanças para adaptar o orçamento. É uma realidade que todos os formatos de varejo conseguiram ajudar os clientes.  Cesta Nielsen mostra que em 3 anos, a cesta de alimentos acumula preços quase 30% mais altos.

É uma realidade que todos os formatos de loja conseguiram acompanhar a inflação, tornando-a mais acessível aos clientes, explicou o Diretor de Varejo Vertical e  E-commerce da NielsenIQ, Roberto Butragueño, ao iniciar a apresentação dos dados da Pesquisa Ranking ABRAS/SUPERHIPER. Para ele, “ dias tranquilos no varejo são preocupantes”.

O Presidente da Abras, João Galassi, enalteceu a confiança do setor na entidade. “Estamos vendo um evento que reúne todas as comunidades de alta performance do setor supermercadista. Ou seja, nós estamos trazendo os executivos que fazem essa premiação acontecer, trazendo as suas discussões para dentro da ABRAS e levando a discussão de performance no setor e reunindo eventos já consagrados”, relatou Galassi.

Uma das novidades do Ranking deste ano é a inclusão de mais cinco empresas, de 20 para 25 companhias de Varejo de Alimentos. Segundo o vice-presidente Marcio Milan, a mudança acontece para potencializar e aumentar a representatividade do setor. Outro fato positivo deste ano é o crescimento de 36% de novas empresas que passam a integrar o Ranking.

Após a entrega dos 25 certificados, foi oferecido um jantar em um clima bem festivo onde a reportagem da Revista SuperHiper ouviu alguns empresários como o diretor do Grupo Muffato, Ederson Muffato. Para ele, o Ranking é motivo de orgulho, de compartilhar com o time de mais de 19 mil colaboradores. “Nos motiva cada vez mais a continuar trabalhando, inovando, crescendo e gerando emprego e renda no Paraná e interior de São Paulo”, salientou Muffato.

A emoção marcou o jantar como conta o diretor da DMA Distribuidora, Roberto Gosende. “Sinto muito orgulho diante de tanta gente competente, de tanta empresa, de tanta luta, de um país desse. Época de pandemia, dá orgulho da nossa equipe, do nosso trabalho, só agradecimento e orgulho nessa hora. É de emocionar!

A próxima edição da Revista SuperHiper, do mês de maio, trará a cobertura completa do Ranking ABRAS 2021 e todo o Smart Market, destacando todos os painéis e tudo que o foi debatido pelos convidados. 

 

SMART MARKET ABRAS DISCUTE LIDERANÇA E CULTURA NOS NEGÓCIOS DO SETOR SUPERMERCADISTA

Parceria com Nielsen foi anunciada para participantes do evento e comunidades sobre as áreas mais cruciais para o setor serão permanentes

O Smart Market, iniciativa inédita da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) começou nesta quarta-feira (27) e reuniu líderes do setor para discussão e trocas de informações sobre o desenvolvimento e evolução do setor de varejo. Este é o primeiro encontro que conta com a participação de nove comunidades de profissionais de alta performance do setor supermercadista nacional. Cada comunidade fará um debate específico sobre temas como gestão de pessoal, marketing, tecnologia, expansão, obras e engenharia.

“O Smart Market é o início de uma nova era de prosperidade baseada no conhecimento para irmos juntos cada vez mais longe.”, destacou o presidente da ABRAS, João Galassi. “Já temos consagrado esse modelo de discussão do setor. Fizemos isso no ano passado com excelentes resultados práticos nas empresas, para atualização e conhecimento de soluções e de referências do mercado”, disse Galassi. “O objetivo é continuar e avançar com este trabalho de união com foco em estratégias a fim de fortalecer a cooperação entre os participantes do setor, ampliar o relacionamento com a comunidade e gerar melhores resultados. Isso traz um impacto positivo para toda a economia do país e, principalmente, para o consumidor”.

Composta por cerca de 40 painéis, o evento teve como primeiro tema a “Cultura e Liderança”, com a participação de nomes como, Luiz Coelho Coutinho, do Grupo Coutinho, Ederson Muffato, diretor do Grupo Muffato, Pedro Lourenço, do Supermercado BH, e Chalim Savegnago, do Savegnago Supermercados.

“Uma coisa fica muito clara para mim: o setor de supermercados é uma grande escola para o país. É o primeiro emprego e o caminho do aprendizado profissional de muitos brasileiros”, destacou Galassi.

Na sequência, foi apresentado o balanço do RAMA,  programa de rastreamento e monitoramento de alimentos. “O resultado do programa mostra que devemos reconhecer todo o trabalho da cadeia de abastecimento e ressaltar a segurança alimentar que o setor oferece aos consumidores.”, destacou o vice-presidente Institucional, Marcio Milan.

Já no segundo dia do evento (28), sessões discutiam a questão da inovação, desafios do setor e indicadores de melhores práticas, bem como o ecossistema do e-commerce, além de outros assuntos que ajudam a movimentar o setor. Após a plenária aconteceu o Prêmio Profissionais do Ano ABRAS, pensado para revelar os melhores profissionais em alta performance do setor supermercadista em 2022. Foram premiados os 19 melhores profissionais líderes no Brasil nas comunidades comercial, marketing, operações, tecnologia, pessoas, financeiro, jurídico e expansão, obras e engenharia, CEOs.

Parceria Nielsen - A NielsenIQ, empresa líder global no fornecimento de informações sobre o comportamento do consumidor, e a ABRAS apresentaram para os participantes do Smart Market uma parceria estratégica para lançamento da ferramenta Key Account Data com objetivo de estreitar relacionamento da indústria com o varejo.

A ferramenta vai fornecer informações sobre o desempenho de determinado produto em uma região ou cadeia de varejo específica. Com isso, a indústria poderá melhorar o processo de tomada de decisão em relação a volume de fornecimento e precificação, por exemplo.

“A indústria quer cada vez mais aprofundar esse relacionamento e o varejo precisa cada vez mais desta maior conexão para minimizar os desafios existentes nesse ambiente econômico mais complexo”, disse o diretor de Varejo da NielsenIQ, Roberto Butragueño, que lidera o projeto.

O Key Account Data (KAD), como a ferramenta é chamada, tem como visão ser uma linguagem comum entre indústria e varejo, com dados oficiais e imparciais da NielsenIQ, com recomendação da ABRAS para todos os seus associados. O objetivo é estreitar a parceria entre varejistas e indústrias em seus mais projetos em comum.

“Nossa base de dados está já completa e operacional. Tudo de forma simples fornecemos dados cruciais de região a região, varejista a varejista, loja a loja a loja e item a item”, afirmou Butragueño.

Para a ABRAS, a parceria estratégica possibilitará fortalecer todos os atores da indústria. “A aliança estratégica entre a ABRAS e a NielsenIQ traz para o varejo e para a indústria a informação no tempo, formato e linguagem que necessitam.”, destacou o presidente da Abras, João Galassi.

 

ABRAS PREMIA PROFISSIONAIS DO SETOR EM 19 CATEGORIAS

Primeiro Prêmio Profissionais do Ano ABRAS selecionou Líderes de alta perfomance de toda a cadeia produtiva do varejo de alimentos

O último evento dentro do primeiro Smart Market realizado pela ABRAS foi a premiação aos vencedores do 1º Prêmio Profissionais do Ano ABRAS, que consagrou os melhores profissionais em alta performance do setor supermercadista em 2022.

Foram premiados os 19 melhores profissionais líderes no Brasil, considerando os formatos autosserviço, supermercados, hipermercados, atacarejo, lojas de proximidade e conveniência. Concorreram ao Prêmio os CEOs (diretores gerais e presidentes), diretores e gerentes das seguintes áreas funcionais: comercial, marketing, operações, tecnologia, pessoas, financeiro, jurídico e expansão, obras e engenharia.

O presidente da ABRAS, João Galassi, antes de serem conhecidos os vencedores de cada categoria, pontuou que essa homenagem da ABRAS a esses profissionais que fazem o varejo supermercadista pulsar forte, todos os dias, no Brasil inteiro, é um pequeno passo, mas é um gesto extraordinário para a valorização desses profissionais.