30 de abril de 2019

InformAPES maio 2019

CARNE BOVINA MAIS CARA EM PERNAMBUCO

Desde o dia 1º de abril, com a entrada em vigor do Decreto nº 46.953, de 28 de dezembro de 2018, a cobrança do ICMS sobre a carne suína triplicou – de 2% para 6%. Sobre cortes selecionados de carne bovina (ou bufalina), a alta foi de 140% – de 2,5% para os mesmos 6%.
Segundo a SEFAZ, as carnes eram tributadas como cesta básica e agora os cortes nobres bovinos e a carne suína saem dessa tributação mais baixa e passam a ter um tributo mais caro.
Em entrevista ao Jornal do Commercio, o presidente da APES, João Alves, destacou que o setor foi pego de surpresa, e que isso com certeza vai afetar o consumo das pessoas. O presidente informou, ainda, que a venda de carnes representa cerca de 20% do faturamento de um mercadinho.
PACOTE FISCAL - Outras mudanças nas alíquotas do ICMS foram realizadas, no fim do ano passado, dentro de um pacote fiscal enviado em caráter de urgência pelo governador Paulo Câmara aos deputados estaduais. O pacote com as mudanças foi aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A medida gerou o aumento de 2% no ICMS de vários produtos, entre eles artefatos de joalheria, veículos automotores de cilindrada não superior a 1000 cm, bijuterias, refrigerantes, etc. Houve também a redução de 18% para 16% no ICMS do óleo diesel.

PRORROGADO O PRAZO DO CDC PE

Após ponderação da APES e de demais setores do comércio, a Assembleia Legislativa ampliou o vacatio legis do Código Estadual de Defesa do Consumidor de 90 para 180 dias. Com essa dilatação de prazo, as questões que afetam nosso setor poderão ser novamente discutidas, bem como as adequações propostas pelo nosso segmento poderão ser feitas. Nosso pleito junto à Casa Legislativa teve o total apoio da OAB PE, que nos recebeu e acolheu nosso parecer sobre a inconstitucionalidade do CDC PE.
O setor jurídico da APES está repassando minuciosamente os pontos divergentes e vai apresentar as considerações sobre a matéria, a fim que ela seja adequada aos nossos pleitos, e se este caminho não se mostrar viável, estaremos aptos a ingressar com as medidas judiciais cabíveis.
Categoria unida, setor fortalecido.


50 ANOS DA AURORA ALIMENTOS


No dia em que completou 50 anos de atividades, a Cooperativa Aurora Alimentos convidou a diretoria da APES para uma visita técnica em sua unidade Recife. O presidente da APES, João Alves, e os diretores da entidade foram recebidos pelo gerente da unidade Recife, Rodrigo Fossaluza, o supervisor Marcantoni de Freitas e Everes Oliveira, do marketing. Parabéns à Aurora!








LEI DO NOVO CADASTRO POSITIVO É SANCIONADA

A nova lei do Cadastro Positivo sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 8 de abril, com validade a partir de julho, deve beneficiar milhões de brasileiros. Só no estado de São Paulo, quase 31 milhões de consumidores inscritos que estiverem em dia com seus pagamentos, como IPVA, luz, água e fatura do cartão, podem ser recompensados com melhores condições de pagamento e menores taxas de juros, segundo dados da Serasa Experian.
Pela nova regra, os consumidores serão incluídos automaticamente no banco de dados que serve de referência para agentes econômicos. O cadastro reúne informações sobre pagamentos em dia e empréstimos quitados.
A partir das informações no banco de dados, será gerada uma nota de crédito que será considerada na hora da compra de um bem ou pedido de empréstimo, por exemplo.
Apesar de não precisar de autorização prévia, a inclusão de dados no cadastro deve ser informada ao consumidor em até 30 dias, e as informações só podem ser disponibilizadas no sistema dois meses após o registro.
Quem não desejar fazer parte do Cadastro Positivo deverá pedir para ter o CPF excluído da lista. A lei prevê que o gestor deverá realizar automaticamente o cancelamento dos registros de pessoa física ou jurídica que tenha manifestado previamente a vontade de não ter aberto seu cadastro.
Ainda segundo o estudo da Serasa Experian, o novo Cadastro Positivo deve gerar movimentação de R$ 1,3 trilhão na economia do país.

* Com informações da Agência do Rádio

AGENDA DE EVENTOS


JANTAR RANKING ABRAS 2019


Atenção, supermercadistas! Será no dia 5 de maio, em São Paulo, o jantar do Ranking ABRAS 2019, um dia antes do início da APAS Show. Confirme já sua participação na APES, dando seu nome para este importante encontro para o nosso setor.

APAS SHOW


Faltam poucos dias para a APAS Show 2019! Serão quatro dias de evento, que é o maior do setor no Brasil. Empresários e executivos supermercadistas de todo o Brasil estarão reunidos no Expo Center Norte para promover relações e fechar negócios.
Informações no http://comercial.apasshow.comhttp://comercial.apasshow.com/

Para passagens e hospedagem, entrar em contato com Jonas nascimento, no email jonas.nascimento@grupoadtur.com.br ou pelo telefone 11 5087-3455.

VISITAS TÉCNICAS - Além disso, os associados APES poderão participar de duas visitas técnicas que acontecerão durante o evento: uma ao Supermercado Casa Santa Luzia, e a outra à Aurora Alimentos. Consulte a entidade sobre como participar!



SUPER MIX

Com o tema Agentes de Distribuição e o Novo Varejo, a Super Mix ocupará o Centro de Convenções de Pernambuco de 24 a 26 de setembro. Antes disso, o evento conta com a SuperMix Itinerante, que já passou por Carpina no mês de abril, e ainda irá para Palmares (16 de maio), Caruaru (11 de julho) e Salgueiro (8 de agosto). Informações em http://feirasupermix.com.br/