PALESTRA DO PROCON PE TIRA DÚVIDAS DOS SUPERMERCADISTAS SOBRE O CEDC
O auditório ficou lotado para a palestra sobre Lei 16.559/2019, que é o Código Estadual de Defesa do Consumidor, ministrada pela gerente de fiscalização do Procon PE, Danyelle Sena. O evento, promovido pela APES, aconteceu no auditório da ASPA, e reuniu diretores, gestores e gerentes de diversas loas do Estado. Durante cerca de quatro horas, Dannyelle destacou os pontos do CEDC PE que são Existem muitas dúvidas sobre a Lei, que já está em vigor e, com isso, torna as empresas passíveis de sanções. Como por exemplo a questão da higienização dos carrinhos de compra, que o CEDC PE prevê um prazo de três dias, enquanto que a Vigilância Sanitária determina 10. De acordo com Dannyele, as fiscalizações serão pautadas pela razoabilidade. Outros pontos abordados foram os alimentos vencidos, a afixação de informação para os consumidores, fracionamento de produtos.Ela destacou, ainda, a importância do evento, que abre a possibilidade de diálogo entre o órgão de defesa do consumidor com o segmento supermercadista. "Estabelecendo esse diálogo a gente consegue manter uma relação de equilíbrio", destaca. Ela se colocou à disposição da entidade para tirar todas as dúvidas.
O presidente da APES, João Alves, disse que o evento foi excelente e "uma grande oportunidade para tirar dúvidas não apenas sobre o código estadual, mas também sobre o federal".
APES PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA LICENÇA SANITÁRIA DIGITAL
A APES foi uma das entidades convidadas para a apresentação do Sistema de Licenciamento Sanitário Digital da Prefeitura do Recife, que está em fase de homologação e entrará no ar em setembro. O Portal tem o objetivo de desburocratizar a solicitação de licenças ambientais, sanitárias e alvarás.AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS EM GARANHUNS
A superintendente da APES, Silvana Buarque, participou de uma audiência pública em Garanhuns, agreste do Estado, sobre o tratamento dos resíduos sólidos e a situação dos aterros sanitários da localidade. A entidade convocada pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco, por meio da Promotoria de justiça de Defesa da Cidadania. Na pauta, os meios e prazos para cumprimento do que estabelecem as legislações e normas federais, estaduais e municipais, sobretudo os Sistemas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. O encontro faz parte de uma série de audiências públicas sobre o tema.ABRAS REÚNE MAIS DE 400 PESSOAS NO FÓRUM DE PREVENÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIO
Redação Portal ABRASNa abertura, o superintendente da ABRAS, Marcio Milan, ressaltou a relevância do Fórum. “Para a ABRAS é uma honra promover esse evento que é tão importante no combate as perdas e desperdício de alimentos no setor supermercadista, um dos nossos maiores desafios.” Milan também explicou a ausência do presidente João Sanzovo, que estava em viagem de negócios nos EUA.
Sanzovo fez questão de gravar um vídeo aos participantes do Fórum, no qual destacou que as perdas são preocupação constante da ABRAS, que, por meio do seu Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, procura disseminar a cultura da área nas empresas. “Independentemente da concorrência entre as redes, os problemas são os mesmos, e as reuniões do nosso comitê vão além de simples discussões, nos possibilitam uma solução conjunta para um problema que prejudica tanto a competitividade do setor. O empreendedor que considera a prevenção de perdas como um departamento estratégico terá melhores resultados em sua empresa”, disse o presidente da ABRAS no vídeo.
Palestras
O evento foi dividido em três blocos de palestras, que foram mediadas pelo professor José Luiz Tejon. Em um de seus comentários no Fórum, Tejon enfatizou a prevenção de perdas como geradora de rentabilidade e fator primordial de sobrevivência das empresas varejistas.
No primeiro bloco ocorreram as apresentações de Pierre Mourgue, diretor-presidente da GrennYellow, Anderson Osawa, head de Auditoria Interna e Prevenção de Perdas da Cinemark, Guilherme Camargo, líder de Desenvolvimento de Novos Negócios da Chemours, e de Sandro Benelli, CEO do Supermercado Veran.
A segunda parte do Fórum recebeu Natália Lazzetti, gerente de Inovação da Unilever, Milena Pereira, gerente de Estratégia de Serviços da Bayer, Geraldo Gomes, coordenador de Prevenção de Perdas e Sistema de Gestão da Coop, Alessandro Siebel, gerente de Prevenção de Perdas do Grupo Koch, Eder Motim, gerente de Controle do Condor Supermercados, Carlos Peruzzi, coordenador do Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, Alessandra Parisi, executiva de Desenvolvimento Setorial da GS1 Brasil, Romualdo Teixeira, sócio fundador da RTC Brasil, Roger Becker, especialista em Palete PBR, e Juliano Camargo, fundador da Top Sistemas.
No terceiro e último bloco palestraram Ana Miranda, diretora executiva da HB SMR, Giampaolo Buso, CEO da PariPassu, Maria do Rosário, da Escola Nacional de Supermercados da ABRAS, que fez o lançamento do curso on-line de rastreabilidade, Marcos David, pesquisador da Embrapa Instrumentação, Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE, Jonatas Bolla, gestor da área de Transformação de Negócios da Leão Alimentos e Bebidas, e Rodrigo Matias, da Ecori Energia Solar.
Baixe AQUI o pdf com a apresentação sobre perdas.
NOVA REUNIÃO DO COMITÊ DE PREVENÇÃO DE PERDAS
Com o tema "Como reduzir perdas nas operações de frente de caixa", será realizada no dia 18 de setembro, das 14h às 17h, no auditório da ASPA, a 6ᵃ Reunião do Comitê de Prevenção de Perdas da ABRAPPE.No evento, a profissional Vanessa Urbieta, que tem mais de quinze anos em grandes redes varejistas do Brasil, irá apresentar uma solução de monitoramento das operações de checkout e como é possível reduzir as perdas no setor através de pessoas, processos e tecnologia.
O diretor regional da ABRAPPE, Antônio Balbino, apresentará um resumo da última pesquisa de perdas da ABRAS e também ABRAPPE, como gerar indicadores de perdas e apresentar o Prêmio ABRAPPE 2019 que irá premiar o melhor CASE regional e nacional de prevenção de perdas.
Haverá, ainda, um debate com profissionais do varejo regional abordando de forma prática o tema redução de perdas na frente de caixa.
Inscrições no link http://balbino.info/6-reuniao-da-abrappe-pernambuco/
SEMANA DO PESCADO JÁ COMEÇOUA APES e a Abras estão apoiando a realização da 16ª Semana do Pescado, que acontece de 1 a 15 de setembro, com o objetivo de estimular as negociações de descontos entre fornecedores e compradores de pescado, para que tenhamos produtos realmente mais baratos para o consumidor, no maior número de pontos de venda de todo o Brasil.A ideia da campanha é fortalecer o consumo de pescado no País. No site www.semanadopescado.com.br tem informações sobre o tema. Confira! |
ACORDO SETORIAL PARA LOGÍSTICA REVERSA DE ELETROELETRÔNICOS DE USO DOMÉSTICO
O Ministério do Meio Ambiente propôs um acordo setorial que envolve o comércio, os fabricantes/importadores e os distribuidores, para a implementação de sistema de logística reversa de produtos eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes.Os produtos eletroeletrônicos objeto do acordo proposto são os equipamentos de uso próprio ou pessoal, residencial e/ou familiar, exclusivamente por pessoa física, cujo adequado funcionamento depende de correntes elétricas com tensão nominal não superior a 240 volts.
A proposta prevê a implementação do sistema em duas fases. A primeira delas abrangerá, entre outras ações, a adesão das empresas à entidade gestora, a instituição de mecanismo financeiro para assegurar a sustentabilidade econômica do sistema, a aprovação de medidas fiscais de simplificação da operacionalização da logística reversa, com isenção de impostos, e o reconhecimento da não periculosidade dos equipamentos em fim de vida. A segunda fase, por sua vez, consistirá na habilitação de prestadores de serviços para atuar no sistema, na elaboração de plano de comunicação e de educação ambiental não formal, assim como na instalação de pontos de recebimento e/ou de consolidação.
Para o comércio, os pontos são estes:
• Informar os consumidores, nos pontos de recebimento, acerca de suas responsabilidades;
• Receber os produtos eletroeletrônicos descartados pelos consumidores nos seus pontos de recebimento, efetuando a devolução dos produtos retornados aos fabricantes e importadores;
• Participar da execução do plano de comunicação e educação ambiental não formal;
• Disponibilizar, quando não estiverem associados a uma entidade gestora, relatório(s) para fins de verificação do cumprimento das ações de sua responsabilidade.
Confiram as demais obrigações:
Fabricantes e importadores
• Dar destinação final ambientalmente adequada, preferencialmente a reciclagem, a 100% dos produtos eletroeletrônicos que forem recebidos pelo sistema;
• Informar os critérios objetivos para a realização do cálculo do balanço de massa dos produtos com a estimativa do peso médio unitário de cada um;
• Participar da execução do plano de comunicação e educação ambiental não formal;
• Disponibilizar ao MMA relatório(s) para fins de verificação do cumprimento das ações de sua responsabilidade previstas no acordo setorial, resguardando o sigilo das informações.
Distribuidores
• Fomentar a adesão à(s) entidade(s) gestora(s) ou a participação individual ao sistema de logística reversa dos estabelecimentos varejistas que façam parte de sua cadeia comercial;
• Disponibilizar ou custear, se não possuir espaço físico, os locais para os pontos de consolidação a serem utilizados no sistema;
• Disponibilizar, quando não estiverem associados a uma entidade gestora, relatório(s) para fins de verificação do cumprimento das ações de sua responsabilidade.
A estruturação e a operacionalização do sistema de logística reversa proposto deverá ocorrer no prazo de 5 anos, com a expectativa de se receber e destinar de forma ambientalmente adequada 17%, em peso, dos produtos eletroeletrônicos comercializados no mercado interno.
SUPER MIX 2019
O presidente da APES, João Alves Cavalcante, participou, junto com o presidente da ASPA, José Luiz Torres, de uma entrevista no JC 360, falando sobre a importância da feira e das associações na economia pernambucana. A série de entrevistas faz parte da divulgação da Super Mix, que acontece de 24 a 26 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.
As vendas do autosserviço brasileiro seguem em alta. De janeiro a julho, o setor registrou 2,85% de crescimento real - deflacionado pelo IPCA/IBGE, de acordo com o Índice Nacional de Vendas (INV), da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), divulgado hoje (30). No último mês, a alta foi de 1,35% na comparação com junho, e de 4,12% em relação a julho de 2018.De acordo com a Abras, o resultado dos últimos sete meses reforça as expectativas do setor de terminar 2019 com crescimento de, pelo menos, 3%, projetados pela entidade desde o começo do ano. O setor supermercadista fechou o primeiro semestre com alta real de 2,64%, de acordo com o INV, divulgado no final de julho pela entidade nacional. |