1 de julho de 2020

InformAPES Julho 2020

PESQUISA APONTA PRINCIPAIS QUEIXAS DOS CONSUMIDORES SOBRE OS SUPERMERCADOS DURANTE A PANDEMIA

A empresa de marketing Le Fil realizou uma pesquisa para avaliar a percepção da opinião pública digital de clientes de quatro grandes redes de supermercados nacionais para compreender as principais demandas e reclamações de consumidores deste setor durante este momento de pandemia.
Foram analisados 680 depoimentos públicos nas redes sociais Facebook, Instagram e Reclame Aqui, no período de 8 de abril de 2020 a 15 de junho de 2020.
De acordo com o estudo, as principais queixas dos consumidores são o atraso na entrega (via delivery ou compras online); o mau atendimento nos canais remotos (rede sociais, Central  do Cliente ou Teleatendimento); os problemas nos estornos/cancelamentos; o funcionamento do app ou site e a falta de cuidado com as medidas sanitárias na pandemia.
Além desses pontos, os consumidores destacam como negativo na experiência de compras on-line a falta de produtos na entrega (entregas incompletas), as propagandas enganosas (preços promocionais que não se efetivam no caixa), o mau atendimento dos funcionários em loja e, também, a venda de produtos fora da validade ou impróprios para consumo.

Sobre as compras on-line, as principais críticas detectadas, foram:
- Instabilidade no site que afeta o andamento dos pedidos
- Atualizações no app que não salvam o histórico do cliente
- Demora para o site confirmar o pagamento
- Cobrança indevida de frete
- Problemas com o uso de voucher de programas de prêmios
- Site e app sem informações completas sobre o status do pedido
- Dificuldade em usar chat no site e aplicativo e também falta de respostas nas redes sociais.

Outro ponto observado na pesquisa é o desagrado dos consumidores com as medidas sanitárias adotadas pelas lojas. A ver: falta de álcool em gel (para clientes e funcionários); falta de higienização dos carrinhos; filas sem respeitar o distanciamento mínimo (tanto nos caixas quanto em lotéricas e caixas eletrônicos); clientes entrando sem máscara; muitas pessoas ao mesmo tempo dentro do supermercado; falta de fiscalização dentro da loja para verificar se os clientes estão cumprindo as normas de segurança.
E o que os clientes mais procuram nas redes sociais dos supermercados durante a pandemia? O estudo aponta que são as orientações sobre o uso dos aplicativos para fazer pedidos. Seja o app próprio do supermercado ou apps de entrega delivery pelo qual o supermercado esteja realizando vendas. É preciso educar parte do público que ainda não é tão digital.
Também cresceu a procura por promoções durante o período da pandemia. Clientes antigos desejam ser recompensados pela fidelidade com condições especiais para compra.
Observou-se que há uma necessidade de atendimento personalizado, com respostas mais assertivas e chatbots bem executados. Clientes reclamam que há muitas dúvidas que os robôs não sabem responder e ficam decepcionados com a falta de suporte para as compras.
A conclusão da pesquisa, com base nos dados analisados pela Le Fil, é que "os supermercados precisam se adaptar rapidamente a este cliente que precisou se tornar digital e experimentou uma nova forma de comprar, que não será esquecida. Muitas ações precisaram ser postas em prática, devido ao isolamento social, mas é tempo dos supermercados pensarem em estratégias de relacionamento e no fluxo da conversa com este cliente para oferecer uma melhor experiência digital e superar os desafios que o “novo normal” irá apresentar".



DIRETORIA DA APES SE REÚNE VIRTUALMENTE

A diretoria da APES se reuniu, de forma remota, para deliberar sobre questões importantes para o setor. Foram tratados vários assuntos.
A reunião, conduzida pelo presidente da entidade, João Alves, trouxe à pauta o adiamento da SuperMix 2020, que estava programada para acontecer no mês de agosto, mas que de forma consciente e planejada por todos os envolvidos, foi adiada para ano que vem. Assim, a próxima edição da SuperMix está prevista para acontecer de 17 a 19 de agosto de 2021.
Outro ponto da pauta foi o Dia Nacional do Supermercado, evento que marca anualmente a confraternização do setor supermercadista e acontece no final do mês de novembro. Já há um entendimento do grupo de diretores sobre uma mudança de formato da celebração, em razão das restrições para eventos e o fato de ainda não haver protocolos sobre a realização de festas no formato do Dia Nacional. Novas informações sobre o assunto serão divulgadas oportunamente.
A eleição da diretoria da APES para o biênio 2021/2022, também foi um dos temas tratados na reunião. O processo eleitoral está sendo definido e em breve a APES vai divulgar o calendário.



PRONAMPE: CONTADORES DEVEM ORIENTAR EMPRESAS SOBRE A LINHA DE CRÉDITO


De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, profissionais devem orientar empresas sobre adesão ao Pronampe.
A Receita Federal do Brasil têm enviado às Microempresas (ME) e às Empresas de Pequeno Porte (EPP) comunicados informando sobre a possibilidade de adesão ao Pronampe, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
O encaminhamento foi realizado por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) e da Caixa postal localizada no e-CAC. Esses comunicados acompanham valores da receita bruta de cada negócio.
Esse dado foi levantado com base nas declarações desses contribuintes ao Fisco e tem a finalidade de viabilizar a análise sobre a linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) junto às instituições financeiras.
Contudo, o Conselho Federal de Contabilidade orienta os profissionais da contabilidade que abram e analisem esses documentos, que informam aos empresários se podem obter crédito e qual valor teriam disponível. Em seguida, enviem para seus clientes e façam o assessoramento sobre a adesão ao Pronampe.
Comunicado Pronampe - Terão acesso ao recurso às micros e pequenas constituídas ao longo de 2019. O programa não alcança empresas abertas em 2020.
Somente receberão os comunicados às empresas que declararam suas receitas corretamente. No caso das micros e pequenas do Simples, a declaração das receitas é feita por meio do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Caso exista divergência na informação da receita bruta ou a arrecadação não tenha sido informada, a retificação ou inclusão da informação de receita bruta deverá ser feita.
No caso das empresas de fora do Simples, só serão comunicadas aquelas que declararam suas receitas via Escrituração Contábil Fiscal (ECF).
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é destinado a:
- Microempresas com faturamento de até R$ 360 mil por ano; e
- Pequenas empresas com faturamento anual de de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões.
- Para novas companhias, com menos de um ano de funcionamento, o limite do empréstimo será de até metade do capital social ou de 30% da média do faturamento mensal.
O valor poderá ser dividido em até 36 parcelas. A taxa de juros anual máxima será igual à Taxa Selic (atualmente em 3% ao ano), acrescida de 1,25%.
As micro e pequenas empresas poderão usar os recursos obtidos para investimentos, para pagar salário dos funcionários ou para o capital de giro, com despesas como água, luz, aluguel, reposição de estoque, entre outras. O projeto proíbe o uso dos recursos para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios do negócio.



 AGENDA


O Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da Abras está chegando!! Será no dia 22 de julho, às 18h, em webinar especial!