A MÚSICA AMBIENTE NOS SUPERMERCADOS
Estar em um ambiente com música ambiente é uma ferramenta de marketing sensorial que comprovadamente melhora a experiência de compra do cliente. E proporcionar essa experiência positiva pode ser um diferencial junto à concorrência.De acordo com o site Listenx, especialista em música para o varejo, o som adequado consegue estimular uma compra. Por isso é muito importante escolher uma playlist adequada, levando em consideração a área geográfica na qual a loja está localizada, a classe social do público, idade, entre outros. Isso quer dizer que se as músicas escolhidas não refletirem o gosto musical do público, aliado à personalidade da marca, o som ambiente pode se tornar um problema.
Agora, a pergunta é: o uso dessas músicas nas lojas fere a lei dos direitos autorais? A resposta é SIM, com base no direito garantido aos artistas pela Constituição Federal (art. 5º, alíneas, XXVII e XXVIII, alínea b).
Se o estabelecimento usa música, seja ao vivo, ambiente, programas de TV ou streaming, a legislação diz que há a obrigatoriedade do pagamento dos direitos autorais. Essa cobrança é feita pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que repassa parte dos valores cobrados aos artistas.
Isso porque a legislação diz que essa arrecadação ocorre sobre a execução pública de obras musicais, literomusicais e fonogramas. “Além das emissoras de rádio e TV, devem pagar direitos autorais lugares que apresentam músicas, como: restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados, shopping centers, lojas, cinemas, consultórios, clínicas salões de beleza, academia de ginástica, hotéis, boates, casas de shows e eventos culturais como carnaval e São João”, destaca o site.
Não recolher a taxa pode provocar processo judicial e pagamento de multa. A taxa de direitos autorais é cobrada sempre que músicas são tocadas em locais de uso coletivo, e os valores são calculados levando em conta o tamanho da área, a população do lugar e a importância da música para o estabelecimento.
Para acessar a tabela de preços do Ecad, acesse este LINK
TENDÊNCIAS DO VAREJO SERÃO APRESENTADAS NA SUPER MIX DE 5 A 7 DE OUTUBRO
A maior feira de negócios do setor de varejo do Norte e Nordeste já tem data para acontecer este ano em Pernambuco, de 5 a 7 de outubro, no Centro de Convenções. A Super Mix terá como foco a inovação do Varejo, antecipando para o mercado regional as principais tendências no mundo. A expectativa da organização é superar os 18 mil visitantes nos três dias de evento.O evento é uma realização da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), da Associação Pernambucana de Supermercados (APES) e organizado pela Insight Feiras e Negócios. Além da área de feira, que está ainda maior este ano e com ampla variedade de expositores, o público poderá participar do Super Mix Talks e o Mercado Modelo, um mercado referência que traz as tendências do futuro para o setor.
“A Super Mix leva união entre indústrias, agentes de distribuição e varejistas, juntamente com os principais prestadores de serviços do setor e com acesso a uma ampla programação de atividades focadas em inovação, capacitação e competitividade”, diz o presidente da ASPA, Inácio Miranda.
Um dos maiores atrativos do evento é o público qualificado, composto por tomadores de decisão, empresários e executivos do setor, proporcionando uma interação favorável ao fechamento de negócios, networking e troca de experiências.
"O mercado mudou muito e de forma muito acelerada nos últimos dois anos, e todo o segmento precisou se adaptar. As restrições impostas pela crise sanitária criaram novos hábitos no consumidor e quem não se adaptou ou está em processo de adaptação pode ficar pra trás. Trazer para a Super Mix o tema inovação é muito pertinente para que esse novo modelo de varejo seja abordado e que as informações possam chegar a todos os supermercados de Pernambuco, independentemente do porte. Vai ser um sucesso, sem dúvida", destaca o presidente da APES, João Alves Cavalcante.
A Super Mix está em sua 16ª edição e promove o encontro com fornecedores dos mais variados setores, tais como atacadistas e distribuidores dos setores de alimentação e bebidas, higiene pessoal, limpeza doméstica, perfumaria, cosméticos, miudezas, utilidades para o lar, equipamentos, tecnologia e transporte de cargas e segurança com supermercadistas, farmácias, hotéis, bares, restaurantes, padarias, entre outros. Ano passado, o evento provocou um impacto econômico de R$ 350 milhões, considerando a junção da Super Mix com a HFN – Hotel & Food Nordeste, que este ano também dividirá o pavilhão do Centro de Convenções.
MASTERBOI INAUGURA FRIGORÍFICO INDUSTRIAL EM CANHOTINHO
No dia 15 de agosto a Masterboi, empresa sediada no Recife, inaugurou um novo frigorífico industrial em Canhotinho, município que fica no agreste de Pernambuco. O empreendimento teve um investimento superior a R$ 120 milhões, e está ocupando uma área total de 110 hectares, se tornando o maior frigorífico industrial do Nordeste e com a expectativa de gerar 800 empregos diretos e 3,5 mil vagas indiretas.Com a unidade de Canhotinho, sobe para quatro o número de frigoríficos da Masterboi. Além do novo e o da capital, a empresa conta com unidades no Tocantins e no Pará. De acordo com a empresa, a nova planta utilizará métodos modernos de manejo animal e fará o processamento de bovinos, caprinos e suínos.
A capacidade diária de abate da unidade Canhotinho é de 700 cabeças de gado por dia, e falando de processamento, serão 300 toneladas diariamente.
O presidente da APES, João Alves Cavalcante, prestigiou a inauguração. Parabéns ao diretor-presidente da Masterboi, Nelson Bezerra da Silva e a todos que fazem a empresa. A APES deseja sucesso com o novo empreendimento.
SEMANA DO PESCADO 2022
De 1 a 15 de setembro acontece a 19ª edição da Semana do Pescado no Brasil. Esse evento é considerado pelo varejo como a “segunda quaresma”, e tem o objetivo de estimular o consumo de produtos de pesca e aquicultura. No ano passado, a “Semana do Pescado" incrementou em 30% o consumo em relação à campanha de 2020. O evento é apoiado pela ABRAS.Durante o evento, setores produtivos se unirão na ampliação da oferta de pescado. Organização da “Semana do Pescado” proporciona diversas ações de impulsionamento junto às indústrias, supermercados, restaurantes, feiras livres e outros pontos de venda no atacado e varejo.
Todo material de apoio a divulgação está disponível AQUI.
EXPOAGAS 2022 ENCERRA COM 62 MIL VISITANTES E R$ 580 MILHÕES EM NEGÓCIOS
Fonte: AGAS
Com mais de 62 mil visitantes e 458 expositores, serviços e equipamentos para o varejo, a Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2022, aconteceu no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, de 23 a 25 de agosto, atingiu números recordes de público e de negócios. O presidente da APES, João Alves Cavalcante, e o diretor de comunicação, Edmilson Francisco, participaram do evento.Os resultados positivos foram puxados pelo clima de retomada do evento, que voltou a ocorrer presencialmente três anos após a última edição, e pela diversificação do perfil visitante, majoritariamente varejista. Durante os três dias de feira, o volume de negócios transacionados chegou à casa dos R$ 581 milhões, valor que deverá ser triplicado com as negociações iniciadas no evento e concretizadas nas semanas seguintes, segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados – Agas, Antônio Cesa Longo.
Ao todo, 7,1 mil empresas registraram inscrições para o evento. Do total de visitantes, 81% foram varejistas, sobretudo oriundos do ramo de supermercados – mas também representantes de bares, hotéis, farmácias, lojas de conveniências, restaurantes e outros ramos do comércio.
Oriundos de 23 estados brasileiros e de 12 países, os 62 mil visitantes – maior público da história do evento – percorreram os pavilhões da feira em busca de oportunidades comerciais, novos relacionamentos, melhores condições de pagamento e novidades. Ao todo, cerca de 700 produtos e equipamentos foram lançados oficialmente na Expoagas 2022.AGENDA APES 2022
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