REENCONTROS É O TEMA DA EDIÇÃO 2022 DO DIA NACIONAL DO SUPERMERCADO
A confraternização anual do segmento supermercadista de Pernambuco deste ano promete ser pra lá de especial. Primeiramente por ser o primeiro jantar dançante pós-pandemia e volta a acontecer no formato tradicional depois de 2 anos. Daí vem o tema escolhido:
“Reencontros”.
Outra novidade é a casa nova. Desta vez, o evento acontecerá no Arcádia de Apipucos, bairro da zona norte do Recife, reunindo empresários do setor de supermercado, além de fornecedores e autoridades.
Na programação, a entrega dos Troféus Carrinho de Ouro para empresas dos setores Industrial, Atacado, Distribuição, Representações, Serviços, Empresários e Executivos de Empresas Fornecedoras e de Supermercados. Também acontecerá a entrega do Troféu Personalidade Destaque.
O ponto alto da festa será a posse da nova diretoria da APES, que comandará a entidade no biênio 2022 – 2024. A eleição acontecerá no final do mês de outubro. Atualmente, a APES é presidida por João Alves Cavalcante, empresário das redes Soberano e Rende Mais.
A ENTIDADE - A APES foi fundada em 17 de julho de 1974 por um grupo de empresários do segmento, com o objetivo de representar a nossa categoria de forma coletiva, alinhada com os interesses da classe e oferecendo serviços importantes para os seus afiliados, como, por exemplo, a assessoria jurídica nas áreas trabalhista, tributária e civil.
TENDÊNCIAS DO VAREJO SERÃO APRESENTADAS NA SUPER MIX DE 5 A 7 DE OUTUBRO
Evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco
A maior feira de negócios do setor de varejo do Norte e Nordeste já tem data para acontecer este ano em Pernambuco, de 5 a 7 de outubro, no Centro de Convenções. A Super Mix terá como foco a inovação do Varejo, antecipando para o mercado regional as principais tendências no mundo. A expectativa da organização é superar os 18 mil visitantes nos três dias de evento.
O evento é uma realização da Associação Pernambucana de Supermercados (APES) e da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) e organizado pela Insight Feiras e Negócios, com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio do Sebrae/PE. Além da área de feira, que está ainda maior este ano e com ampla variedade de expositores, o público poderá participar de palestras, fóruns, talk shows, cursos, oficinas e lançamentos.
Um dos maiores atrativos do evento é o público qualificado, composto por tomadores de decisão, empresários e executivos do setor, proporcionando uma interação favorável ao fechamento de negócios, networking e troca de experiências.
A Super Mix está em sua 16ª edição e promove o encontro com fornecedores dos mais variados setores, tais atacadistas e distribuidores dos setores de alimentação e bebidas, higiene pessoal, limpeza doméstica, perfumaria, cosméticos, miudezas, utilidades para o lar, equipamentos, tecnologia e transporte de cargas e segurança com supermercadistas, farmácias, hotéis, bares, restaurantes, padarias, entre outros. Ano passado, o evento provocou um impacto econômico de R$ 350 milhões, considerando a junção da Super Mix com a HFN – Hotel & Food Nordeste, que este ano também dividirá o pavilhão do Centro de Convenções.
A NOVA ECONOMIA SUPERMERCADISTA FOI O TEMA DA CONVENÇÃO
ABRAS 2022
APES esteve presente no evento discutiu tendências, estratégias
e visões de futuro, proporcionando uma grande experiência e oportunidade de
conhecer a visão dos maiores especialistas do setor do varejo
*com informações da SuperHiper
A “Nova Economia” foi
o tema central da Convenção Abras 2022, que aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro
em Campinas, São Paulo, reunindo empresários do setor supermercadista de todo o
Brasil. Foram 1.200 representantes de grandes e pequenas corporações participando
do evento.
A primeira palestra do dia da abertura foi feita pelo presidente
do Conselho da Península Participações, ex-proprietário do Pão de Açúcar e hoje
ligado ao Carrefour, Abílio Diniz. Ele falou sobre o tema central da Convenção,
a Nova Economia.
Na sequência, o assunto foi Inovação. Tratando sobre o
assunto, com a abordagem de “O que o ecossistema sueco pode nos ensinar sobre o
futuro do varejo” com Ricardo Zuccolloi, vice-presidente da Unilever e Alberto
Serrentino, fundador da Varese Retail. As questões tributárias também estavam
na pauta, tratadas pelo especialista Paulo Gomes da BMS.
Já na primeira sessão internacional do dia foi abordado o
tema “Tendências globais para o varejo alimentar” por Sajal Kohli, Líder Global
de Varejo e Bens de consumo da McKinsey Sécio Sênior, direto de Chicago,
debatendo com Roberto Tamaso, Líder de Varejo para América Latina da McKinsey.
A necessidade da digitalização e seus desafios no setor
supermercadista foi abordado por Sérgio Missão, head da TOTVS. Encerrando o
primeiro dia, o CEO da The Future Agency GmbH, Gerd Leonhard, falou sobre “O
bom futuro e o que esperar para daqui dez anos”.
O segundo dia e último dia da Convenção ABRAS 2022 tratou
dos trabalhos de ESG no Setor de bebidas movimentando a economia circular, sob
a coordenação de Victor Bicca, presidente da ABIR – Associação Brasileira das
Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas.
Logo após, um tema de fundamental importância para o Varejo
de Alimentos: Implicações do e-commerce para os Supermercadistas, Setor de Bens
de Consumo e Entregas de Última Milha. A mesa internacional contou com a
participação de Aaron Cheris, Partner of Bain & Company São Francisco and
head of Americas Retail Practice e Alfredo Pinto, Sócio-Diretor da Bain &
Company e Office Head dos escritórios da América do Sul.
O código 2D da GS1 foi o assunto do bate-papo conduzido por
Honório Pinheiro, presidente do Supermercado Pinheiro com Roberto Toshiaki
Matsubayashi, diretor de Tecnologia da GS1 Brasil.
No momento Ambev, o público participante conheceu as
inovações na área de Vendas Off Trade da Ambev Brasil com o vice-presidente
Mateus Alencar.
Retomando o tema da Nova Economia, grandes empresários debateram
“A transformação do Ecossistema Supermercadista, Eficiência Operacional e
Performance Global”. O CEO da Mondelez Liel Miranda esteve nessa pauta ao lado do
presidente da P&G Brasil, André Felicissímo, de Cristiane Amaral, líder do
setor de varejo e produtos de consumo da América Latina na EY e Rodrigo
Cambiaghi Presidente Consultoria Brasil e LATAM South na EY.
Já o CEO da DM, Denis Correia, tratou dos meios de
pagamentos digitais, produtos financeiros voltados para a concessão de crédito
e dos cartões de crédito private label (o chamado “cartão de loja”). E para
falar sobre bebidas, foi a vez de Carolina Souza, Head Trade Marketing off
Trade da Diageo falar com a plateia.
Encerrando o evento, uma palestra internacional, com o tema
“Construindo organizações para o futuro e para a humanidade”, proferida por Gary
Hamel, Professor at London Business School.
PRESIDENCIÁVEIS - A ABRAS convidou os presidenciáveis para
falar dos seus projetos e das ações voltadas ao Varejo. Ciro Gomes e Jair
Bolsonaro participaram do evento para ouvir as demandas do setor supermercadista.