1 de novembro de 2022

InformAPES NOVEMBRO 2022

Reencontros é o tema da edição 2022 do Dia Nacional do Supermercado

A confraternização anual do segmento supermercadista de Pernambuco deste ano promete ser pra lá de especial. Primeiramente por ser o primeiro jantar dançante pós-pandemia e volta a acontecer no formato tradicional depois de 2 anos. Daí vem o tema escolhido “Reencontros”.

Outra novidade é a casa nova. Desta vez, o evento acontecerá no Arcádia de Apipucos, bairro da zona norte do Recife, reunindo empresários do setor de supermercado, além de fornecedores e autoridades. 

Na programação, a entrega dos Troféus Carrinho de Ouro para empresas dos setores Industrial, Atacado, Distribuição, Representações, Serviços, Empresários e Executivos de Empresas Fornecedoras e de Supermercados. Também acontecerá a entrega do Troféu Personalidade Destaque. O evento já está no calendário oficial do segmento há mais de duas décadas.

O ponto alto da festa será a posse da nova diretoria da APES, que comandará a entidade no biênio 2022 – 2024. A eleição acontecerá no final do mês de outubro. Atualmente, a APES é presidida pelo empresário João Alves Cavalcante, empresário das redes Soberano e Rende Mais.  

primeira sede APES
A ENTIDADE - A APES foi fundada em 17 de julho de 1974 por um grupo de empresários do segmento, com o objetivo de representar a nossa categoria de forma coletiva, alinhada com os interesses da classe e oferecendo serviços importantes para os seus afiliados, como, por exemplo, a assessoria jurídica nas áreas trabalhista, tributária e civil.

A DATA - Nacionalmente, o Dia do Supermercado é celebrado em 12 de novembro, uma referência à Lei 7.208, que definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País. E como no dia 12 ocorre em São Paulo o evento da Associação Nacional (Abras), cada estadual define sua própria data de comemoração.


ABRAS lança Dia dos Supermercados para comemorar junto com os consumidores 

Neste ano, ação será em 12 de novembro com um dia inteiro de comemorações nos supermercados de todo o país.

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) anunciou a criação da mais nova data do calendário promocional brasileiro, o Dia dos Supermercados. 

Com o tema ‘Vamos comemorar juntos!”, o Dia dos Supermercados será celebrado anualmente em âmbito nacional todo segundo sábado de novembro, ocasião em que os supermercados irão oferecer, além de ofertas, ações comemorativas nas lojas espalhadas pelo país, que atendem diariamente 28 milhões de pessoas. Para a ABRAS, a data tem potencial para se tornar um case brasileiro de sucesso. 

A expectativa da nacional é que a adesão chegue a 50% dos supermercados e cresça nas edições futuras. No Brasil, atualmente, as datas de maior impacto para os supermercados são a Páscoa, o Dia das Mães e o Natal.



Venda de carne moída tem novas regras em todo o país

Decisão vale para estabelecimentos industriais e produtores

Já estão valendo as novas normas definindo identidade e qualidade para a venda de carne moída. Entre as medidas, que deverão ser implementadas pelos estabelecimentos no prazo de um ano, figura a que determina que o produto seja embalado imediatamente após a moagem em pacotes de até um quilo.

Além disso, não será permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a decisão vale para estabelecimentos e indústrias que produzem carne moída, e não se aplica a supermercados e açougues que vendem direto ao consumidor.

As mudanças têm, entre seus objetivos, o de modernizar processos produtivos e procedimentos industriais. O novo regulamento visa garantir a segurança dos produtos, além de dar mais transparência aos consumidores.

“É ingrediente obrigatório na fabricação de carne moída a carne obtida das massas musculares esqueléticas. Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denominação de venda”, explicou o ministério.

Resfriamento


A mesma portaria estabelece que a matéria-prima para fabricação do produto deve ser “exclusivamente carne”, submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento. São proibidas a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.

 A carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0ºC e 4ºC. Já a temperatura máxima da carne moída congelada é de -12ºC.
 
Além disso, o produto não poderá sair do equipamento de moagem com temperatura acima de 7ºC, devendo, na sequência, ser imediatamente submetido a resfriamento ou congelamento rápido.

Fonte: Agência Brasil 

 Acesse aqui a íntegra da Portaria SDA nº 664, de 30 de setembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União em: 03/10/2022, edição: 188, seção: 1e página: 8.


Super Mix contabiliza R$ 350 milhões em negócios e 22 mil visitantes em três dias

Foram três dias intensos no Centro de Convenções de Pernambuco. A 16ª edição da Super Mix – maior feira do setor de varejo do Norte e Nordeste – recebeu mais de 22 mil pessoas em seus corredores entre os dias 5 e 7 de outubro – um crescimento de 27% em relação ao ano passado. Já o volume de negócios ficou em torno de R$ 350 milhões. Pelo segundo ano consecutivo, a Super Mix dividiu espaço com a Hotel & Food Nordeste, evento voltado para os segmentos de hospedagem e alimentação fora do lar.

A superintendente da Associação Pernambucana de Supermercados (APES), Silvana Buarque, ressaltou que o sucesso da Super Mix deste ano já está fazendo o segmento pensar no evento de 2023. “Todas as expectativas foram superadas. A participação de donos de supermercados ultrapassou os 70% - o que mostra que a organização do evento acertou nos expositores e na programação de palestras. Já estamos ansiosos para a Super Mix de 2023”, comemorou.

Na avaliação do presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), Inácio Miranda, a Super Mix superou as expectativas e o volume de negócios foi positivo. “Pelo que conversei com os associados, a feira teve um resultado positivo, principalmente pensando  também nos negócios pós-evento. Porque a gente tem que pensar que venda é relacionamento. Então os contatos feitos durante a Super Mix rendem negócios no futuro”, destacou Miranda.

Anote na agenda porque a Super Mix 2023 já tem data pra acontecer: 8 a 10 de novembro!

Confira abaixo a galeria de imagens: